segunda-feira, 27 de maio de 2013

Processo da Fotossíntese.

O processo de fotossíntese, é o processo pelo qual as plantas se alimentam, na qual recebem energia solar, capita gás carbônico (CO²), água e sais minerais da atmosfera, gerando glicose (C6 H12 O6) e liberando gás oxigênio (O²). O esquema está representado na imagem abaixo:

Informações retiradas da apostila Positivo.

Origem dos Plastos.

A hipótese endossimbiótica supõe que eles surgiram através de cianobactérias que entraram em um ser procarionte, e como possui DNA próprio, deu origem a um ser eucarionte.
Nas plantas, os Plastos são formados após o processo de germinação, quando os órgãos vegetais iniciam o desenvolvimento. Formam-se os Proplastos na qual tem 3 tipos de pequenas bolsas esféricas.

Esquema simplificado:















Esquema original:

















A diferenciação depende de vários fatores, como absorção de energia luminosa, tipo de desenvolvimento e etc.
Leucoplastos: Armazenam nutrientes, são incolores e são encontrados nas raízes, nos caules e nas sementes das plantas. Muitas vezes os leucoplastos expostos à luz ficam estimulados para a produção de clorofilas e se transformam em cloroplastos.
Cromoplastos: É um plasto de pigmentação, ou seja, dá coloração de frutos e flores. Principais são os Eritroplastos, que dão a cor avermelhada e os Xantoplastos, que dão a cor amarelada. Auxiliam na fotossíntese.
Cloroplastos: São presentes nas áreas verdes das plantas, são discoides e apresentam duas membranas, a externa lisa e a interna que formam as lamelas. Na lamela tem tilacoides (discos) nas quais vários tilacoides um sobre o outro, forma granum e o conjunto deles forma grana. Entre a grana, tem estroma, na qual é um líquido viscoso.

















Etioplastos: É um plasto que ainda não recebeu luz solar.

Informações retiradas da apostila Positivo e do Wikipédia.

Pigmentos Fotossíntéticos.

Os pigmentos principais é a clorofila e os carotenoides, mas também tem as ficobilinas.
Clorofilas: absorve energia luminosa (cor), as clorofilas a e b, são principais. Nas quais absorvem ondas vermelhas e azuis.
Carotenoides: Auxilia na absorção de luz.
Ficobilinas: É um tipo de pigmento utilizado no processo de fotossíntese de algumas algas, especialmente as vermelhas. 

Para melhor compreensão, estão bem separados na tabela abaixo:









Informações retiradas da apostila Positivo e da apostila ENEM.

Reações Fotossintéticas.

Essas reações dão origens a transformações de moléculas de gás carbônico e água, em moléculas orgânicas de glicose e ocorrem em duas fases.

Fase clara, luminosa ou fotoquímica:
Nesta fase, necessita da luz. Ocorre nos grana dos cloroplastos, transformando energia luminosa em química, dando origem a 2 compostos energéticos.
ADP + P = ADT (adenina trifosfato)
NADP + H2 = NADPH2.
Nesta fase, pega moléculas de água e energia das plantas, absorve luz, libera água, oxigênio e forma ATP e NADPH2 para a fase escura.

Fase escura ou química:
Nesta fase não há necessidade de luz. Ocorre no estroma dos cloroplastos, onde os tilacoides liberam as energiass ATP e NADPH2 para o estroma que vem da fase clara. Capta CO² da natureza que junta com NADPH2, forma glicose, NADP e água. E utiliza as energias do ATP.

Esquema representado abaixo:












Equação geral da fotossíntese:


O processo simplificado: capta CO² da natureza, pega moléculas de água, após absorção de luz, gera glicose, água e oxigênio.







Informações baseadas nas explicações em sala de aula.

domingo, 26 de maio de 2013

Em relação a fotossíntese, temos:

Fotólise: Quebra da molécula de água em presença de luz, liberando oxigênio e juntando hidrogênio com o NADP. Isto comprova que na fase clara, o oxigênio que vem para nós, provém de quebras de moléculas de água.
Fotofosforilação: Adição do fosfato em presença de luz, formando o ATP.

Hipótese Endossimbiótica:
Supõe que bactérias e cianobactérias entraram no ser procarionte para se proteger, gerando a mitocôndria e os cloroplastos, como possuem DNA próprio, acredita-se que são seres vivos que geraram o ser eucarionte.






















Informações retiradas da apostila Positivo.